Seu Raimundo, um herói paraibano da reforma agrária

A história de vida de Raimundo Arante Magalhães, conhecido como Seu Raimundo, confunde-se com a história de luta pela reforma agrária na Paraíba e no Brasil. Sua luta durou até o fim de sua vida, no dia 23 de maio de 2020.

Articulador da ocupação do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de Mari (PB), Seu Raimundo também foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba. Lutou nas ligas camponesas, sempre participando das marchas, acampamentos e mobilizações locais e nacionais.

:: “O PT nasceu nas ruas”, diz Jackson Macêdo, presidente da sigla na Paraíba ::

A história do assentamento Zumbi dos Palmares se mistura à história de vida de Seu Raimundo, que “participou desde a ocupação e esteve sempre presente na luta e no processo de organização desde o acampamento até os dias atuais”, como afirma uma nota do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Paraíba (MST/PB).

O militante sempre participou de lutas nacionais, entre marchas, acampamentos e mobilizações, superando seus limites e colocando sua vida para a luta.

Tinha um apreço especial pela escola do assentamento. Para ele, a reforma agrária não é feita apenas com enxada, como disse a Kamila Karine Wanderley, em pesquisa para a dissertação de mestrado sobre a construção da Educação do Campo na Escola Municipal Zumbi dos Palmares. Ela também faz um apelo aos estudantes para não perder de vista o horizonte de uma sociedade socialista:

“E vocês estudantes eu peço que tenha esse compromisso para o seu conhecimento e tenha a coragem de enfrentar os grandes latifundiários para a desapropriação de suas terras e para o bem-estar da sociedade. A Reforma Agrária não é feita só para enxada, são para muitas outras coisas que são para o autoconhecimento na parte tecnológica. Nós pedimos aos estudantes que não nos abandone na luta, porque já estou velho e cansado e não posso avançar mais. Espero que vocês sigam o caminho socialista de uma maneira justa e humana e façam uma sociedade entre o campo e a cidade, trabalhando pelo bem comum”, diz.

Seu Raimundo, que estava no assentamento desde 2001 na luta pela reforma agrária, ressaltou que, durante o processo, passou “por muitos vexames e algumas dificuldades eram grande”. Apesar de tudo que enfrentou, durante a pesquisa de Kamila Wanderley, relatou entusiasmado o momento atual, sendo grato por todas as conquistas:

“Hoje, estamos na terra! Temos laranja, banana e criamos muitas outras coisas e formamos família. Os meninos que chegaram hoje são casados e mora com a gente aqui no assentamento. Para começar, foi feito 85 casas, hoje tem mais de 130 dos que se casaram. Estamos de parabéns e o nosso assentamento é muito bom e produz bem. Quando nós chegamos aqui, ninguém tinha uma bicicleta. Hoje, todo mundo tem carro, trator, casa de farinha, gado, muita coisa. Tudo melhorou. Nós temos que agradecer a Deus e ao Movimento Sem Terra, que se somou com nós nessa luta, e hoje somos vencedores. Temos muitas coisas para serem resolvida, mas melhorou bastante”, relatou ele à pesquisadora.

Fica registrada a memória desse grande homem que tanto lutou e ajudou a construir a história da reforma agrária no Brasil, contribuindo para diminuir as desigualdades e injustiças sociais, sobretudo na Paraíba.

Em vídeo gravado por Kamila Wanderley, Seu Raimundo deixou uma mensagem para seus filhos, netos e as crianças do assentamento: “Coragem, a luta não acabou, apenas começou”.

Seu Raimundo, presente, presente, presente!

*Com informações de Kamila Karine dos Santos Wanderley, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba (MST/PB).

Seu Raimundo, um herói paraibano da reforma agrária foi publicado primeiro em: https://www.brasildefato.com.br/

Publicado por paulosouzanoticias

Sejam muito bem-vindos meus amigos! Me chamo Paulo Souza, sou bancário e estou aqui para te manter atualizado de todas as melhores notícias. Em minha profissão vejo diariamente a dificuldade em que o brasileiro tem em manter o pagamento do seu financiamento em dia. Estudos já comprovaram que as taxas bancárias hoje se tornaram a maior despesa do consumidor. Por este e outros motivos, decidi criar as minhas redes com informações de confiança para orientar como você pode se livrar desse tipo de problema da melhor forma possível. Além disto, também vou te manter por dentro de todas as notícias atualizadas de outros assuntos. Fique ligado que aqui será um dos maiores portais de notícias que você encontrará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: